Obter restituição de imposto de renda não resgatada no banco
A restituição de Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) é feita através do processamento da Declaração de Imposto de Renda (DIRPF). Se a sua restituição de imposto de renda não está correta, ou você não recebeu os valores, consulte o extrato para entender o que aconteceu. Se for o caso, [entregue uma declaração retificadora](https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx?sistema=11) (nova declaração, que corrige a anterior). Se a restituição estiver na situação "Disponível para reagendamento", acesse o site do Banco do Brasil ou entre em contato com a Central de Atendimento do BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos. Utilize este serviço, se a restituição foi depositada, mas você não sacou no banco dentro de 1 ano e os valores retornaram para a Receita Federal. Porém, se você quer obter restituição de imposto que foi pago indevidamente ou a maior que o devido, depois do processamento da declaração, solicite a restituição pelo sistema web, ou programa, Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP).
- 1.Fazer login no gov.br
- 2.Selecionar o serviço de restituição não resgatada
- 3.Informar CPF, dados da declaração e conta bancária
- 4.Verificar valores pendentes
- 5.Solicitar crédito na conta bancária
- 6.Acompanhar processamento
Se você não resgatou a restituição de Imposto de Renda em conta bancária, é possível solicitar o reembolso pelo portal gov.br. Acesse o serviço e faça login com sua conta gov.br (nível Prata ou Ouro) ou certificado digital. Informe os dados pessoais e bancários solicitados, como CPF, dados da declaração e conta bancária para crédito da restituição. O sistema permitirá verificar se há valores a receber e orientar sobre como receber a restituição.
On-line
Web
https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-restituicao-de-imposto-de-renda-nao-resgatada-no-banco