Validar e assinar documentos digitais
Valide a autenticidade e integridade de documento digital emitido com código de validação pela RFB. Autenticidade é a garantia de que o documento foi assinado pelo servidor público descrito na assinatura. Já a Integridade garante que o documento que está sendo entregue corresponde àquele que foi enviado. Para isso, uma cópia do documento emitido pelo remetente é guardada para que o destinatário tenha a certeza que recebeu o documento correto.
- 1.Acesse o portal gov.br e faça login com conta gov.br (Prata/Ouro) ou certificado digital
- 2.Selecione o serviço “Validar e assinar documentos digitais”
- 3.Escolha entre validar um documento ou aplicar sua assinatura digital
- 4.Siga as instruções do sistema para concluir o procedimento
- 5.Baixe ou compartilhe o documento assinado ou validado, conforme necessidade
Para validar e assinar documentos digitais, acesse o serviço pelo portal gov.br e faça login com sua conta gov.br (nível Prata ou Ouro) ou certificado digital. Escolha o documento que deseja assinar ou validar, siga as instruções para aplicar a assinatura digital ou verificar a autenticidade do arquivo, garantindo validade jurídica e segurança do documento.
On-line
Web
https://www.gov.br/pt-br/servicos/validar-e-assinar-documentos-digitais