Acessibilidade
Validar e assinar documentos digitais - Conecta Assaí

Validar e assinar documentos digitais

Categoria(s): 📋 Protocolo/Processo
Grupo(s): 💼 Administração Pública
Órgão: Serviço do Governo Federal
Público-alvo: Estudante, Agricultor(a), Empreendedor(a), Trabalhador(a)
Acessos: 11
Acessar

Valide a autenticidade e integridade de documento digital emitido com código de validação pela RFB. Autenticidade é a garantia de que o documento foi assinado pelo servidor público descrito na assinatura. Já a Integridade garante que o documento que está sendo entregue corresponde àquele que foi enviado. Para isso, uma cópia do documento emitido pelo remetente é guardada para que o destinatário tenha a certeza que recebeu o documento correto.

  1. 1.Acesse o portal gov.br e faça login com conta gov.br (Prata/Ouro) ou certificado digital
  2. 2.Selecione o serviço “Validar e assinar documentos digitais”
  3. 3.Escolha entre validar um documento ou aplicar sua assinatura digital
  4. 4.Siga as instruções do sistema para concluir o procedimento
  5. 5.Baixe ou compartilhe o documento assinado ou validado, conforme necessidade

Para validar e assinar documentos digitais, acesse o serviço pelo portal gov.br e faça login com sua conta gov.br (nível Prata ou Ouro) ou certificado digital. Escolha o documento que deseja assinar ou validar, siga as instruções para aplicar a assinatura digital ou verificar a autenticidade do arquivo, garantindo validade jurídica e segurança do documento.

On-line

Web
https://www.gov.br/pt-br/servicos/validar-e-assinar-documentos-digitais

Data de criação: 15/08/2025
Última atualização: 23/08/2025