📲 Solicitar o recebimento de avisos e alertas de riscos de desastres e eventos adversos, da Defesa Civil
Receber alertas da Defesa Civil, sobre a possibilidade de ocorrência de desastres e de eventos adversos, acompanhados de recomendações ou ações emergenciais para a população em situação de risco.
- 1. Monitoramento constante
- A Defesa Civil acompanha, em tempo real, informações meteorológicas, geológicas, hidrológicas e outras situações que possam gerar riscos.
- 2. Emissão de alertas oficiais
- Quando há risco iminente (chuvas fortes, deslizamentos, enchentes, etc.), os técnicos emitem alertas preventivos ou emergenciais.
- 3. Distribuição pelos canais disponíveis
- SMS: mensagem enviada ao celular das pessoas cadastradas.
- WhatsApp: mensagens automáticas via robô de alertas.
- Telegram: mensagens automáticas via robô de alertas.
- TV por assinatura: aviso exibido diretamente na tela durante a programação.
- 4. Interatividade
- Nos aplicativos (WhatsApp e Telegram), além de receber alertas, o usuário pode consultar áreas de interesse e acompanhar alertas vigentes.
- 5. Tempo de resposta
- O serviço tem atendimento imediato, ou seja, assim que o alerta é disparado, ele chega aos canais de comunicação escolhidos pela população.
Escolha um ou mais dos canais disponíveis
Atualmente, os alertas podem ser recebidos por:
1. Mensagens SMS:
Envie mensagem para o número 40199, com o CEP da área de interesse.
2. Aplicativo WhatsApp:
Cadastre o número 61 2034-4611 ou clique em https://wa.me/556120344611
Dê um “olá” para o robô de alertas e siga os passos da tela para cadastrar as áreas de interesse ou pesquisar os alertas já vigentes.
3. Aplicativo Telegram:
Procure o contato “Defesa Civil Alertas”, dê um “olá” para o robô de alertas e siga os passos da tela para cadastrar as áreas de interesse ou pesquisar os alertas já vigentes.
4. TV por assinatura:
Os avisos e alertas da Defesa Civil surgem automaticamente durante a programação das TVs por assinatura.
Esse serviço é prestado pela Defesa Civil Nacional, em parceria com operadoras de telefonia, empresas de TV por assinatura e aplicativos de mensagens, para levar alertas de desastres e situações de risco diretamente à população.